Mamografia Digital

A qualidade de imagem superior permite a detecção mais precoce do câncer de mama. As imagens são visualizadas nos monitores imediatamente após a digitalização (FCR), permitindo que o radiologista faça o laudo do exame diretamente de sua estação de trabalho. Além disso, como a tecnologia atual oferece uma variedade de ferramentas para processamento destas imagens digitais, o médico pode visualizá-las e utilizar os recursos de ampliações, zoom eletrônico, ajustes de brilho e contraste que permite visualizar pequenas alterações, não detectadas no método convencional e armazenamento eletrônico das imagens.

Mamografia Digital
A Mamografia é a radiografia da mama que permite a detecção precoce de câncer, por
ser capaz de mostrar lesões em fase inicial, muito pequena e, por isso, muitas vezes não palpáveis.

O exame é realizado por uma Técnica em Mamografia utilizando-se um aparelho de raio X apropriado, com baixa radiação, chamado Mamógrafo. São feitas duas incidências em cada mama e, eventualmente, é necessária alguma incidência adicional, como por exemplo, uma compressão localizada ou magnificação, para melhor avaliação de uma área da mama, não significando necessariamente algum problema.

Próteses de silicone não impedem a detecção do câncer de mama. Existem manobras específicas para realização de mamografia nessas pacientes, o que minimiza a dificuldade de diagnóstico causado pela prótese. A mamografia é interpretada por um médico especialista em mamografia e, sempre que possível comparada com exames anteriores.

Descobertas precoces de cânceres mamários através da mamografia, aumentam muito as chances de um tratamento bem-sucedido. Os benefícios da mamografia quanto a uma descoberta precoce e a possibilidade do tratamento do câncer mamário são muito significativos, compensando o risco mínimo da radiação e o desconforto que algumas mulheres sentem durante o exame.

O desenvolvimento da Mamografia Digital tem permitido a realização de exames com
melhor definição, auxiliando a detecção precoce do câncer de mama A qualidade de imagem superior permite a detecção mais precoce do câncer de mama, especialmente em mulheres com mamas densas

A mamografia digital permite exames mais rápidos, menos repetições de exames e menos exposição à radiação para as pacientes.

A mamografia é interpretada por um médico especialista em mamografia e, sempre que possível comparada com exames anteriores.

DICAS

• Não utilizar creme, talco ou desodorante nas mamas e axilas;
• Vestir roupa de 2 peças para que possa ser retirada somente a parte superior;
• Trazer os três últimos exames anteriores (mamografias ou ecografias mamárias).

Mais informações sobre o câncer de mama

A orientação atual é de que se faça um exame basal aos 35 anos, e uma mamografia por ano a partir dos 40 anos de idade.

O câncer de mama tem cura; quando detectado em fase inicial, o índice de sucesso com o tratamento é superior a 90%.

O que é o exame?

A mamografia é o exame das mamas para a prevenção do câncer de mama e é também um método diagnóstico. O exame de mamografia é obtido através de um aparelho chamado mamógrafo, que emite pequenas doses de raio-x. O objetivo deste exame é detectar o cancêr mamário ainda precoce quando ele ainda não é palpável pelo exame médico ou pelo auto-exame feito pela mulher.

Com a MAMOGRAFIA DIGITAL tem-se melhor definição de imagem, permitindo o diagnóstico do câncer de mama muito mais precoce.

Como é feito?

A paciente posiciona-se no mamógrafo, e a mama é comprimida para que seu achatamento mantenha a mama imóvel e possibilite a exposição aos raio-x e a uniformização dos tecidos, gerando uma imagem que mostrará todo o tecido mamário e também a axila. O exame é rápido, os benefícios proporcionados pelo exame são muito significativos.

Recomendações ao paciente

• A paciente deverá informar se estiver sentindo alguma dor, provocada pela compressão das mamas.

• Durante a exposição a paciente deverá permanecer imóvel, prendendo a respiração, evitando dessa maneira possíveis distorções na imagem.

• Marcar de preferência depois da menstruação (no período pré-menstrual pode ser dolorosa).

• Importante trazer mamografias (radiografias) anteriores.

• Grávidas não deverão realizar este exame.